Certificado de Reservista 2020

Ao chegar na maioridade, os adolescentes de sexo masculino possuem uma série de exigências, como por exemplo emitir do certificado de reservista 2020. Trata-se de uma documentação obrigatória que atesta o alistamento na reserva da Marinha, Aeronáutica e Exército. No entanto, nem todos sabem como proceder para realizar a emissão. Por isso, neste artigo explicamos o que é, como emitir a primeira e segunda via do certificado de reservista 2020 e também consultar o número do certificado.

Certificado de Reservista 2020

Certificado de Reservista 2020

O que é o Certificado de Reservista

O certificado de reservista é um documento obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino. A emissão deste certificado deve acontecer dentro dos primeiros seis meses do ano em que o cidadão completar os 18 anos. Mulheres também pode realizar o alistamento militar, no entanto, o procedimento é de forma voluntária, levando em consideração que a Constituição brasileira isenta do serviço militar obrigatório.

Após o alistamento, caso o cidadão não seja selecionado para o serviço militar obrigatório, ele terá um carimbo no documento que comprova que cumpriu com a obrigação de se alistar no exercício. O cidadão pode não ser selecionado por problemas de saúde, escusa religioso ou excesso de contingente.

A não retirada do certificado de reservista pode acarretar em diversos problemas ao cidadão, como:

  • Não poder ser contratado por um órgão público, mesmo que tenha sido aprovado em concurso público;
  • Fica impossibilitado de regularizar os documentos de admissão num emprego formal;
  • Não pode retirar o passaporte;
  • Não pode participar de pleitos eleitorais.

VEJA AINDA:

Certificado de Reservista 2020 Online

Os cidadãos que desejam emitir o certificado de reservista 2020 online podem acessar a plataforma Alistamento Online, que reúne serviços referente a Marinha do Brasil, Exército e Aeronáutica. O procedimento de emissão do certificado de reservista é muito simples e fácil, consistindo nos seguintes passos abaixo:

  1. Inicialmente, acesse o site Alistamento Online pelo seguinte endereço eletrônico: www.alistamento.eb.mil.br.
  2. Na página, clique em ‘Quero me alistar’ caso deseje realizar o alistamento militar.
  3. Logo depois, entre as opções fornecidas (arrimo, exterior, convicção ideológica, nome social e alistamento militar), selecione ‘Alistamento Militar’.
  4. Preencha os seguintes dados:
    • CPF
    • Data de Nascimento
    • Nome da mãe
  5. Ao término do preenchimento, clique em “Login”. Caso todos os dados estejam corretos, o cidadão será redirecionado para emissão do certificado de reservista.

Segunda VIA Certificado de Reservista

Em situação de inutilização, extravio ou modificação de dados presente no certificado de reservista, o reservista deve obrigatoriamente solicitar a segunda via do documento na Junta de Serviço Militar da cidade onde reside.

Para solicitar a segunda via do certificado de reservista, o cidadão deve possuir os seguintes documentos:

  • 1 foto 3×4 recente e sem data;
  • Cópia (frente e verso) da carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação (CNH);
  • Cópia do guia do recolhimento referente a multa militar.

Número do Certificado de Reservista

O número do certificado de reservista 2020 é exibido na frente da documentação, logo abaixo dos dizeres “Certificado de dispensa de incorporação”. Esse número pode ser utilizado para consultar a situação perante ao serviço militar.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply