Como Sacar o Pagamento do PIS 2021

Até o próximo dia 30 de junho de 2017, os milhares de beneficiários do PIS (Programa de Integração Social) poderão sacar o abono salarial do período 2016/2017. Mesmo sendo divulgado pelo Governo Federal, muitas pessoas possuem várias dúvidas sobre o funcionamento do programa. Veja a seguir como sacar o pagamento do PIS 2021 e como saber se tenho direito ao PIS.

Por outro lado, os beneficiários ficam bastante ansiosos para poderem sacar o seu abono que representa uma importante renda extra, que auxilia no orçamento do trabalhador que pode arcar com alguma despesa, quitar alguma prestação ou comprar algum produto necessário para o próprio usufruto.

Como Sacar o Pagamento do PIS 2021
Como Sacar o Pagamento do PIS 2021

Como Sacar o PIS 2021

Os beneficiários do PIS podem sacar o abono salarial até o próximo dia 30 de junho, cuja data é o prazo final para a realização dos saques. Como o banco responsável pelos pagamentos é a Caixa Econômica Federal você pode receber o PIS em:

  • Uma agência da instituição;
  • Seus correspondentes bancários ou
  • Mesmo através das Casas Lotéricas.
Como Sacar o PIS
Como Sacar o PIS

Se, por acaso, você é cliente da Caixa e possui alguma conta no banco (poupança ou conta corrente) poderá contar com toda a comodidade e conferir no seu extrato do PIS se o pagamento já foi realizado, caso contrário, precisará comunicar o fato ao banco para a realização do depósito, mas geralmente não ocorrem problemas.

Agora se você não é cliente da Caixa precisará se dirigir pessoalmente, munido de seu Cartão Cidadão e/ou documento de identidade com foto. Veja a seguir quais os documentos que a Caixa aceita como apresentação para o saque do PIS.

Documentos válidos para o pagamento do PIS 2021

Se você não possui ou perdeu o seu Cartão Cidadão poderá apresentar os seguintes documentos para receber o seu abono salarial, a saber:

  • Carteira de Identidade (RG) ou de Habilitação (CNH);
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade para Estrangeiros;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Carteira Funcional que seja reconhecida por Decreto.

Por que o PIS pode ser sacado até o dia 30 de junho?

A data é de encerramento do período 2020/2021 e, em breve, o Governo Federal e a Caixa Econômica deverão divulgar a nova tabela de pagamentos, que vai vigorar no abono salarial 2020/2021.

Desta forma, se você deixar de sacar até o dia 30 de junho perderá o abono salarial desse período, cujo valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Onde encontrar o calendário do PIS?

Tanto a tabela vigente, como a próxima que ainda será disponibilizada são divulgadas nas agências e postos autorizados da Caixa Econômica Federal, e Lotéricas, como também em outros órgãos como é o caso dos:

  • Correios;
  • Postos de Saúde e;
  • Secretarias municipais ou estaduais.

Mas você também pode consultar o calendário do PIS 2021 abaixo, que contém todas as datas de pagamento do benefício para 2021.

Qual é o valor do Abono Salarial?

O PIS equivale a um salário mínimo vigente no momento do pagamento, ou seja, quando há o reajuste salarial o programa acompanha automaticamente. Atualmente, o valor do abono salarial do PIS é de R$ 1.045,00.

Quem tem direito ao PIS?

Quem tem direito ao PIS deve seguir os seguintes requisitos:

  • Que o beneficiário esteja cadastrado no PIS em um período mínimo de 5 anos a contar pelo primeiro registro presente na Carteira de Trabalho;
  • Que o beneficiário receba no máximo 2 salários mínimos por mês;
  • Que o beneficiário tenha exercido alguma atividade profissional devidamente registrada na CTPS por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • Que os dados informados no RAIS pelo seu empregador referente ao ano anterior ao pagamento do PIS.
Quem tem direito ao PIS?
Quem tem direito ao PIS?

A qualquer momento o novo calendário do PIS 2021 será disponibilizado. Aproveite e nos siga para saber quando será divulgado e também para ter acesso a todas as informações.

Leave a Reply