Consulta Saldo FGTS 2020

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício concedido aos trabalhadores que são demitidos sem justa causa, contato que tenha uma conta relacionada ao contrato de trabalho. O valor presente no FGTS é derivado de depósitos mensais no valor de 8%. Então, quer saber como realizar a consulta saldo FGTS 2020? Leia o artigo abaixo!

Consulta Saldo FGTS 2020

Consulta Saldo FGTS 2020

Consulta Saldo FGTS 2020

O FGTS é um direito do trabalhador que exerce atividade remunerada com carteira assinada e só pode ser sacada em condições específicas, como aposentadoria e também compra da casa própria. Quando o valor na conta do FGTS não é retirado, fica acomodado na Caixa Econômica Federal e utilizado em programas de habitação do Governo Federal, como Minha Casa Minha Vida.

Antigamente, a consulta ao saldo FGTS só podia ser solicitada indo até uma agência da Caixa Econômica Federal. No entanto, com a informatização, passou a ser oferecida pela internet e também por meio de aplicativos para smartphones.

Os aplicativos permitem que o trabalhador acompanhe a conta do FGTS com mais fácil e praticidade. O aplicativo chamado FGTS Trabalhador permite a atualização do endereço, acompanhar depósitos na conta FGTS e localização dos pontos de atendimentos mais próximos. O aplicativo está disponível nas lojas: Windows Store, Google Play e App Store.

Quem tem direito ao Fundo de Garantia

Uma dúvida muito comum entre os trabalhadores é quem tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A legislação brasileira estabelece que todos os trabalhadores registrados de acordo com Consolidação Das Leis Trabalhistas (CLT) que firmaram contrato de trabalho a partir de 05 de outubro de 1988 possui direito ao recebimento do benefício. Além desse grupo, também pode solicitar o fundo as seguintes classes:

  • Empregado doméstico;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores intermitentes;
  • Atletas profissionais, como jogadores de vôlei, futebol, etc;
  • Safreiros;
  • Diretor não-empregado.

Como Consultar FGTS pelo CPF

A consulta ao FGTS pelo CPF pode ser feita no conforto de sua residência, pelo site da Caixa Econômica Federal. O procedimento de consulta é resumido em passos simples e fáceis, são eles:

  1. Primeiramente, acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço eletrônico: acessoseguro.sso.caixa.gov.br/.
  2. Na página, preencha os seguintes dados:
    • CPF, NIS ou E-mail
    • Senha
  3. Ao término do preenchimento, clique em ‘Não sou um robô’ e, posteriormente, em ‘Acessar’. Caso todos os dados estejam corretos, o beneficiário será redirecionado para página de consulta ao FGTS pelo CPF.

Certidão FGTS

O Certificado de Regularidade do FGTS, também conhecido pela sigla CRF, é um documento que comprova a regularidade das empresas perante a Previdência Social. Além disso, ele também comprova que não possui nenhuma ocorrência de ordem administrativa que impeça ou prejudique a aproximação dos funcionários às suas contas onde os depósitos do FGTS são realizados.

  1. Acesse a plataforma de ‘Consulta Regularidade do Empregador’ do site da Caixa pelo seguinte endereço: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf.
  2. Na página, selecione o tipo de inscrição (CNPJ ou CEI) e preencha o número de inscrição da empresa.
  3. Ao término, transcreva o número que está sendo exibido na imagem e clique em “Consultar”.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply