Consulta Saldo FGTS 2021

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um valor que é depositado mensalmente, que tem como referência o percentual de 8% sobre o salário do trabalhador. Esse fundo fica guardado pelo Governo através da Caixa Econômica Federal, e pode ser sacado em uma série de ocasiões especiais, quando o trabalhador mais precisa desse valor. Mas como ele pode saber quanto tem direito a receber do FGTS? Para responder essa pergunta, elaboramos esse texto sobre consulta saldo FGTS 2021 para você entender como conhecer o saldo desse beneficio.

Consulta Saldo FGTS 2021
Consulta Saldo FGTS 2021

Extrato Completo do FGTS

Sendo um trabalhador registrado o cidadão já começa a contribuir para o FGTS, para realizar consultas, o trabalhador não precisa nem sequer sair de casa: é possível consultar o extrato completo do FGTS pela internet, de forma rápida e fácil. Tudo o que você precisa para efetuar a sua consulta é:

  • O número do seu PIS, presente no seu Cartão Cidadão, e na carteira de trabalho
  • Da sua senha da internet – se você não tiver uma, pode cadastrar na hora.
Extrato Completo do FGTS
Extrato Completo do FGTS

O cadastro da senha de internet para realizar consultas do FGTS é muito simples e fácil, a única coisa que precisa é de um computador que possua acesso à internet.

Para realizar o seu cadastramento você precisa ter em mãos o seu cartão cidadão, número do seu PIS e senha do cartão cidadão.

Como Consultar o saldo do FGTS?

Para realizar consultas o usuário deve acessar o site através do link abaixo. A Caixa PIS disponibiliza um canal online para todos os usuários que possuam vínculo com programas sociais e benefícios do Governo.

Através desta tela você consegue consultar saldos, extratos, pagamentos, disponibilidade do mesmo, e outros benefícios sociais como:

Quem tem direito ao FGTS?

Para ser ter direito ao FGTS o trabalhador deve:

  • Ser segurado pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas);
  • É concedido também aos trabalhadores urbanos em contratação temporária, trabalhadores rurais e trabalhadores avulsos.

Possui direito ao benefício também os aletas profissionais, valido para jogadores de futebol e a novidade que recentemente foi aprovado também o direito ao empregado doméstico tendo vigência a partir do dia 30/09/2015, sendo assim os mesmos também possui direto.

Possuindo direito ao FGTS, quem realiza o pagamento?

O deposito do FGTS é de responsabilidade do empregador o mesmo deve realizar os depósitos mensalmente, sendo depositado na conta exclusiva do trabalhador para pagamento somente do FGTS, quando o empregado começa a recolher o dinheiro do FGTS a Caixa Econômica Federal ser torna responsável em abrir em guardar o dinheiro.

É obrigatório que o recolhimento do FGTS seja feito até dia 07 de cada mês, caso o empregador faça o recolhimento depois dessa data ele pagar o valor com correção monetária e juros.

Novas regras: FGTS para trabalhador doméstico

A categoria de empregados doméstico agora possui direito ao FGTS que é um valor recolhido em todo o período de sua vida profissional, aonde você pegar após a sua aposentação ou recebe uma parte de determinada empresa em caso de despesa sem justa causa.

Por isso é muito importante sempre verificar com a empresa que você trabalha ser os recolhimentos estão sendo realizados de maneira correta para que não ser tenha problemas futuros.

A lei complementar 150/2015 faz com que o empregador recolha de maneira obrigatória todos os recolhimentos do FGTS do trabalhador doméstico, sendo assim garantindo o direito do trabalhador. O pagamento do FGTS do empregado doméstico também e realizado e recolhido através da Caixa Econômica Federal.

Leave a Reply