PASEP 2021

Funcionários públicos, militares e concursados que recebem renda mensal inferior a 2 salários mínimos conforme o piso nacional, têm o direito a receber o PASEP 2021, o chamado 14º salário do funcionalismo público, ou PASEP. Todos os anos, a tabela de pagamentos do PASEP é alterada, para beneficiar os trabalhadores, e da mesma forma, o valor do benefício é reajustado de acordo com o valor do mínimo nacional, por isso é importante ficar ligado no mínimo nacional.

PASEP 2021
PASEP 2021

O que é PASEP?

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, ou PASEP, como é mais conhecido, é um direito do trabalhador que foi instituído em 1970. É através dele que o trabalhador tem direito a participação no desenvolvimento das empresas.

Cinco anos após a sua criação, ele foi unificado a outro programa, o PIS 2021 – Programa de Integração Social, que é destinado aos trabalhadores de empresas privadas.

Por meio dessa integração, os órgãos públicos e empresas privadas devem depositar um determinado valor ao FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Diferenças entre o PIS e PASEP

Não é a mesma coisa, muitas pessoas pensam que sim, porém tem suas semelhanças porque ser não o nome seria único também, vale ressaltar que o PASEP é apenas destinado aos funcionários públicos e o PIS é destinado a funcionário de modalidade privada.

O pagamento do PASEP 2021 é realizado exclusivamente pelo o Banco do Brasil que é o responsável por repassar as verbas governamentais aos funcionários públicos, e o PIS 2021 é feito pela a Caixa Econômica, porém destinado a funcionário privado, deve seguir as mesmas regras de recebimento do PASEP, aonde o trabalhador deve estar portando o RG e o número do benefício.

Diferença entre PIS/PASEP
Diferença entre PIS/PASEP

Quem tem direito ao PASEP 2021?

O Abono Salarial 2021 PASEP, não é pago para todos trabalhadores. Para receber o valor do benefício é preciso seguir algumas regras.

Confira quais são elas:

  • O empregador precisa informar os dados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • A empresa precisa contribuir para o PIS/PASEP;
  • O trabalhador deve possuir cadastro de cinco anos, no mínimo, no PIS/PASEP;
  • O salário do funcionário não pode ser mais que dois salários mínimos mensais.

Posso sacar o PASEP em qualquer época do ano?

O benefício é pago de acordo com o calendário PASEP de recebimento feito pelo o Governo, sendo assim você precisa consultar o calendário de vigência e verificar qual é a data disponível para o seu saque.

Vale ressaltar que os pagamentos só poderão ser sacados até o dia 30 de junho, passando desta data não será mais possível retirado do seu benefício, o mesmo seguirá para os órgãos competentes do Governo para tomar outros rumos de investimento.

Caso aconteça isso com você fique ciente que não receberá o valor no próximo ano ressarcido, ou seja, dois salários mínimos de vigência, receberá apenas um perdendo de vez o anterior. Por isso é extremamente importante fica atento a esta data.

Calendário PASEP 2021

Como citado acima, o pagamento do PASEP é realizado a partir do dia 30 de junho. Para saber quando você irá receber, deve-se conferir o Calendário PASEP 2021, o qual é definido de acordo com o último dígito do número de inscrição do PASEP.

Confira abaixo o Calendário com as datas:

Calendário de Pagamento do PASEP 2021
Calendário de Pagamento do PASEP 2021

Como Sacar o PASEP 2021

Sendo o Banco do Brasil o responsável em pagar o benefício, existe 3 formas diferentes de recebimento do benefício do servidor público:

  • Ser a empresa a qual o servidor público presta serviço possuir algum convênio com o Banco do Brasil, o PASEP será pago em folha de pagamento;
  • Em caso de correntista com conta ativa no Banco do Brasil, o valor é disponibilizado automaticamente na sua conta;
  • Caso não ser enquadre em nenhuma das duas condições acima será necessário que compareça a uma agencia do Banco do Brasil, portando os seus documentos como RG, carteira de trabalho e número do PASEP para realizar a consulta.
Como Sacar o PASEP 2021
Como Sacar o PASEP 2021

O PASEP é um incentivo, ou melhor um bônus concedido ao servidor público pelos os serviços prestados, sendo assim mantem mais pessoas motivas e ativas no mercado de trabalho, mantendo os requisitos todo o ano o trabalhador assalariado recebe esse valor que complementa na renda familiar.

Dúvidas sobre o PASEP 2021

Em caso de dúvidas sobre o benefício, ser possui direito ou não, pode entrar em contato com o Banco do Brasil:

  • 4004 0001 ou;
  • 0800 729 0001.

Entrando em contato com essa central de atendimento é possível ser sanar todas as dúvidas pertinentes ao PASEP, tais como requisitos, consultas, extratos, recebimento, calendário de pagamento e muito mais, fique atento ao calendário e as datas de saque do seu abono salarial Caixa 2021.