Quem tem direito ao PIS 2021 – Como Saber

O Programa de integração Social (PIS) é uns dos benefícios trabalhistas mais importantes para as pessoas de condições econômicas mais vulneráveis, já que esse programa, beneficia justamente os trabalhadores de baixa renda que recebam menos de 2 salários mínimos. Mas essa não é a única condição para participar do programa: é importante que o trabalhador fique atento e saiba quem tem direito ao PIS 2021 para não perder essa oportunidade.

Quem tem direito ao PIS 2021
Quem tem direito ao PIS 2021

É importante você saber se tem direito ao PIS, já que com ele, você pode usufruir de vários benefícios dados pelo Governo, como:

Por isso, esse texto vai dar todos os detalhes de como saber quem tem direito ao PIS e como usufruir desse direito, acompanhem comigo e saibam mais sobre o PIS.

Critérios de seleção para saber quem tem direito ao PIS

Seria lindo se o Governo pudesse ajudar todos os brasileiros em situação delicada, mas, o orçamento é limitável e não há dinheiro para auxiliar todo mundo que necessita ajuda. 

Assim, é necessário estabelecer alguns critérios, para separar as pessoas, as quais, tem direito ao PIS, daquelas que não possuem esse benefício, seja por estarem trabalhando na informalidade, sem carteira assinada e sem nenhuma garantia, sejam por receberem acima do teto estabelecido pela Governo para o pagamento do benefício.

Os critérios para saber quem tem direito ao Abono Salarial são:

  • Ter pelos menos cinco anos de carteira assinada: Esse é um primeiro item para selecionar as pessoas, as quais, podem ter direito ao PIS. Assim, para ganhar esse benefício, é necessário ter trabalhado no mínimo cinco anos no mercado formal.
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias, no ano de benefício: Para quem vai receber o PIS em 2021, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias nesse ano, senão, a pessoa já é automaticamente eliminada do processo de seleção.
  • Receber no máximo a média de dois salários mínimos por ano de trabalho: Para ter direito ao PIS, a pessoa pode receber no máximo 19 mil reais por ano, que é o que dá a média de no máximo dois salários mínimos por mês.
  • A empresa ter cadastrado o trabalho no RAIS: Um último item para realizar essa seleção de quem tem ou não direito ao PIS, é se a empresa que o trabalhador atua, seja jurídica e tenha cadastrado o trabalhador no Rais.
Quem tem direito ao PIS?
Quem tem direito ao PIS?

Já que pessoas que trabalhem em instâncias físicas não tem direito ao benefício, por isso que as empregadas domésticas não recebem o PIS e pessoas sem registro no RAIS também não tem direito a receber nenhum centavo de abono salarial.

Como saber se eu tenho direito ao PIS

Para descobrir se você possui direito ao PIS, basta:

  • Entrar no site da Caixa Econômica Federal;
  • Clicar no ícone PIS;
  • Acessar sua página, com o seu número PIS e sua senha e;
  • Conferir online se você foi selecionado.

Caso não tenha sido aceito, verifique se toda a sua documentação está em ordem e se a sua empresa te cadastrou no RAIS, já que o cadastro nesse programa acaba sendo obrigatório para todo mundo que quer receber o PIS 2021.

E vocês, tem mais alguma dúvida sobre o tema direito ao PIS? Deixem seus comentários e participem do post.

Leave a Reply