Salário Maternidade 2020 – Quem Tem Direito?

O período de pós-parto, pós-aborto ou pós-adoção, é bastante delicado para as mães, por isso, normalmente nesse tempo a lei de trabalho brasileira permite que elas se afastem do trabalho por um certo tempo. É justamente durante esse espaço de tempo que a mulher recebe o Salário Maternidade 2020. Este benefício garante sustento a mãe e ao seu filho, sem prejudicar a mãe devido ao afastamento do seu trabalho. Não perca o benefício Salário Maternidade 2020 sabendo como você deverá fazer a sua solicitação, já nos próximos tópicos.

Salário Maternidade 2020

Salário Maternidade 2020


Salário Maternidade 2020

O Instituto Nacional do Segurado Social é o órgão público que garante auxílio aos trabalhadores brasileiros em casos de incapacidade por parte do beneficiado para o exercício de suas atividades.

Na lista dos benefícios oferecidos pelos INSS, também se acha o Salário Maternidade 2020, que é geralmente disponibilizado no caso de nascimento de um filho, aborto espontâneo, ou até mesmo quando se adota uma criança.

O que é o Salário Maternidade 2020

O que é o Salário Maternidade 2020

 

VEJA TAMBÉM:


Quem tem direito ao Salário Maternidade

O recebimento deste benefício é condicionado por uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelas mães. Na lista deixada abaixo você pode conferir os requisitos que devem ser atendidos para o recebimento do Salário Maternidade 2020:

Quem tem Direito ao Salário Maternidade

Quem tem Direito ao Salário Maternidade

  • Apresentar 10 meses trabalhados (período de carência). Isso vale para contribuintes individuais, facultativos e Segurados especiais do INSS;
  • Para aquém está desempregado, será preciso comprovar a qualidade de segurado, e consoante a situação, cumprir com os 10 meses de trabalho;
  • Para quem está na condição de ter perdido a qualidade de segurado. Será preciso cumprir metade da carência de 10 meses antes do parto, de modo a solicitar o benefício;
  • Em caso de guarda judicial, você também pode fazer a solicitação do salário maternidade;
  • Quando o bebe já tiver nascido, a solicitação do benefício deverá ser feita mediante a apresentação da certidão de nascimento.

 


Valor do Salário Maternidade 2020

ValorO valor do Salário Maternidade 2020 é definido segundo as informações que constam no cadastro de vínculos e remuneração do cidadão que está registrada no banco de dados do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Ocorrendo que na maioria dos casos o valor deste benefício é correspondente ao salário líquido do trabalhador. Com as seguintes exceções:

  • Quando se tratar de funcionaria avulsa, o valor do benéfico pode corresponder ao salário do mês completo;
  • Trabalhadoras rurais auferem do salário mínimo em vigor, exceto quando a contribuição à previdência é feita de forma qualitativa;
  • Para as trabalhadoras autônomas, o valor do benefício corresponde a 1/12 da soma dos últimos 12 meses registrados em carteira de atividade.

Como dar Entrada no Salário Maternidade

A solicitação do Salário Maternidade 2020 pode ser iniciada por meio da internet, bastando para isso acessar o site oficial do meu INSS – https://meu.inss.gov.br/central/.

Você também pode usar o telefone 135 para requisitar o benefício (a ligação é gratuita de qualquer telefone fixo).

Somente no caso do microempreendedor individual é que a solicitação do benefício deve ser feita diretamente no INSS.


Onde Encaminhar o Salário Maternidade

Quando o Salário Maternidade 2020 é entregue, o mesmo é direcionado ao INSS, e por lá é feita a determinação do responsável pelo pagamento do benefício. Ou seja, a empresa que disponibilizará os fundos e futuramente será ressarcida pelo INSS.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply